Caminhada Inclusiva
Este ano, a caminhada promoverá, também, a inclusão social. Nesse sentindo, o objetivo é realizar um evento com a presença de pessoas com deficiência, bem como combater a exclusão da vida em sociedade. Vale lembrar que, conforme determinação legal, 20% das inscrições serão destinadas para pessoas portadoras de deficiência.
A procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, destaca a importância do evento para o fortalecimento do controle social e da confiança da sociedade em relação ao trabalho das instituições ministeriais.
"Este evento incentiva a integração entre os ramos ministeriais e a sociedade de forma leve, valorizando a saúde, qualidade de vida, inclusão social e união de esforços como formas de combater a corrupção. Ministério Público forte e sociedade unida são fórmulas eficazes de combater à corrupção".
Para o procurador-chefe do MPF no Pará, Alan Mansur, “a parceria constante com a sociedade só fortalece os órgãos de investigação e é a receita para o aperfeiçoamento de mecanismos de melhoria dos trabalhos de combate à corrupção e à criminalidade no país”.
Mansur lembra, ainda, que “este ano a preocupação é com medidas que prejudicam os adequados processos de investigação. Há projetos de lei que buscam restringir investigações e limitar o trabalho de Procuradores, Promotores e Juízes. Há lei de abuso de autoridade que, nos moldes como aprovada, deixa membros do MP e Juízes com suas atuações limitadas”.
De acordo com a procuradora-chefe do MPT-PA/AP, Cíntia Leão, a caminhada contra a corrupção “consiste em louvável iniciativa de incentivar o movimento social na manifestação contra a corrupção e marca presença com a cobrança perante os poderes públicos, quanto a moralidade, ao cumprimento da ordem jurídica e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária”.
Sobre o evento
A II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção é um evento realizado pelos órgãos ministeriais do Estado, MPC-PA, MPCM-PA, MPPA, MPF e MPT, com a parceria de diversas instituições públicas e associações, dentre elas, AMPCON, AMPEP, ANPR, TCE-PA e TCM-PA.
Serviço
II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção
Quando? Dia 15 de dezembro de 2019, às 7h30 da manhã
Onde? Parque Estadual do Utinga – Avenida João Paulo II, S/N – Belém/PA
Concentração: Estacionamento do IDEFLOR-BIO, localizado ao lado da entrada do Parque Estadual do Utinga
Qual a data da entrega dos kits da I Caminhada? Nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro
Onde ficarão os postos de entrega de kits da caminhada?
Servidores do MPC-PA, MPCM-PA, MPPA e MPF: Em seus respectivos órgãos
Demais inscritos: Na sede do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Av. Nazaré, 766, das 8h às 18h.
Informações para a imprensa
Ministério Público de Contas do Estado do Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3321-0146
Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0212 / 98402-2708
Ministério Público do Estado do Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 4006-3085 / 4006-3487 / 98871-2123